Prefeitura de

Buscar eventos

Festa do Divino Espírito Santo

categorias: Festas Religiosas

Conta-nos a história que Dom Pedro II e a Imperatriz Tereza Cristina, quando em visita à província de Santa Catarina, em 1845, foram convidados por Joaquim Alves da Silva a participarem dos festejos do Divino Espírito Santo nesta localidade, na antiga igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Na impossibilidade de comparecer, Dom Pedro II teria enviado um casal de nobres de sua comitiva, para representá-lo no citado festejo, em 1845.

Desta deferência de Dom Pedro II, resultou que o padroeiro da localidade passou a ser São Pedro de Alcântara, em honra ao Imperador.

Desta data em diante, comemora-se todos os anos a festa do Divino Espírito Santo em Barra Velha, sempre mantendo a tradição e a mesma simbologia de sua origem em 1.318.

Terminada a festa, a coroa e bandeiras voltam à guarda da Família Borba, como ocorre a mais de 70 anos.

A Festa do Divino Espírito Santo em Barra Velha é repleta de sentimento de religiosidade e também cheia de uma simbologia que representa o cortejo imperial português, quando da realização do pagamento da promessa da rainha Isabel de Aragão.

Na procissão, segue em frente os empregados, que representam os pares da corte, conduzindo velas acesas. Em seguida, vem o quadro de fita, conduzido por dois pares de representantes, os guardas da família real.

Dentro desse quadro vão o Imperador e a Imperatriz, seguidos dos trinchantes, membros da corte, que conduzem as coroas e ainda dois alferes, que levam as bandeiras. As bandeiras representam as flâmulas que ornamentam o cortejo da rainha Isabel. Em seguida, vêm os foliões, que no cortejo imperial divulgam ao povo o motivo da procissão, convidando-os a participarem também da mesma. A casa do Império, onde ficam as coroas e as bandeiras durante a festa, representam o Palácio da Rainha Isabel.

• Coroa Azul - representa a Santíssima Trindade, utilizada pela Imperatriz.
  • Coroa Vermelha - representa o Espírito Santo, utilizada pelo Imperador.
  • São quatro bandeiras, porém duas fazem parte do peditório (que visitam as casas) e duas do Cortejo Imperial. A Azul representa a Santíssima Trindade e a Vermelha o Espírito Santo.

Fundação de Turismo, Esporte e Cultura
turismo@barravelha.sc.gov.br