Portal de Turismo de
Barra Velha

Barra Velha


{{previsaoTempo.dia1.diaSemana}} {{previsaoTempo.dia1.condicao}} min {{previsaoTempo.dia1.minima}} / max {{previsaoTempo.dia1.maxima}}
{{previsaoTempo.dia2.diaSemana}} {{previsaoTempo.dia2.condicao}} min {{previsaoTempo.dia2.minima}} / max {{previsaoTempo.dia2.maxima}}

Apresentação

Barra Velha é um balneário bastante procurado por veranistas, pela beleza de suas praias, bem como pela sua boa infra-estrutura e localização. Está ao lado da rodovia BR-101, a 45 km de Balneário Camboriú, 50 km de Joinville, 65 km de Jaraguá do Sul e Blumenau e 139 km de Florianópolis. Com aprox. 24 mil habitantes fixos, ela recebe mais de 80 mil visitantes entre dezembro e março. São sete praias em mais de 20 km de orla: Península, Tabuleiro, do Sol (Pedras Negras), Pedras Brancas, do Grant, do Cerro e Central. Essa última possui melhor infra-estrutura. Do Tabuleiro e do Sol são as preferidas pelos surfistas. A Praia do Grant foi antigo refúgio de piratas e a da Península é utilizada para movimentadas gincanas de pesca de arremesso. Outro atrativo natural é a Lagoa de Barra Velha, com 6 km de extensão, paralela ao mar e propícia para esportes aquáticos. A Barra da Lagoa, encontro do Rio Itapocu com o mar, é um lugar ideal para a pesca. História - Este belo balneário colonizado por açorianos foi considerado o porto de pesca de baleias no início do século XIX. A região próxima à Barra Velha e hoje conhecida por Armação, era o grande habitat das baleias. Lá, com suas águas calmas, os pescadores podiam caçar as baleias em segurança e assim, abastecerem de óleo Rio de Janeiro, que era a capital do Império da época. Mas a colonização de Barra Velha se deve ao corajoso pescador português Joaquim Alves da Silva, que com a grande quantidade de óleo enviado por ele à capital, comoveu D. Pedro I, que resolveu doar-lhe um pedaço de terra hoje conhecida como Barra Velha. O balneário foi desmembrado de Araquari em 1956.

Imagem ilustrativa região turística Caminho dos Príncipes

Caminho dos Príncipes

A região recebeu esse nome por fazer parte do dote da princesa Francisca Carolina, irmã de D. Pedro II, quando se casou com o príncipe de Joinville. A Serra do Mar e seu entorno com a Mata Atlântica, córregos e cachoeiras, o histórico município de São Francisco do SUl e as charmosas paisagens rurais encantam os visitantes. Também chama a atenção as festas conhecidas nacionalmente como a Festa das Flores e o famoso Festival de Dança de Joinville.

Saiba mais sobre a região Caminho dos Príncipes acessando o
IDMS de Barra Velha
Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável
0,657
Sociocultural
0,722
Econômica
0,469
Ambiental
0,750
Político Institucional
0,688
Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias turísticos, telefones úteis, etc... Conheça o guia completo de serviços de Barra Velha.
Saiba Mais

COMO CHEGAR

PRINCIPAIS DISTÂNCIAS

Florianópolis, SC Ver mapa >
Blumenau, SC Ver mapa >
Joinville, SC Ver mapa >
Chapecó, SC Ver mapa >
Lages, SC Ver mapa >
Criciúma, SC Ver mapa >
Porto Alegre, RS Ver mapa >
Curitiba, PR Ver mapa >
São Paulo, SP Ver mapa >
Brasília, DF Ver mapa >
Navegantes, SC Ver mapa >
Balneário Camboriú, SC Ver mapa >
Itajaí, SC Ver mapa >
Jaraguá do Sul, SC Ver mapa >
Penha - Parque Beto Carrero World Ver mapa >