Subscribe Now
Trending News

Barra Velha

Capa Portal Municipal de Turismo de Barra Velha

Apresentação

Barra Velha é um balneário bastante procurado por veranistas, pela beleza de suas praias, bem como pela sua boa infra-estrutura e localização. Está ao lado da rodovia BR-101, a 45 km de Balneário Camboriú, 50 km de Joinville, 65 km de Jaraguá do Sul e Blumenau e 139 km de Florianópolis. Com aprox. 24 mil habitantes fixos, ela recebe mais de 80 mil visitantes entre dezembro e março.

São sete praias em mais de 20 km de orla: Península, Tabuleiro, do Sol (Pedras Negras), Pedras Brancas, do Grant, do Cerro e Central. Essa última possui melhor infra-estrutura. Do Tabuleiro e do Sol são as preferidas pelos surfistas. A Praia do Grant foi antigo refúgio de piratas e a da Península é utilizada para movimentadas gincanas de pesca de arremesso. Outro atrativo natural é a Lagoa de Barra Velha, com 6 km de extensão, paralela ao mar e propícia para esportes aquáticos. A Barra da Lagoa, encontro do Rio Itapocu com o mar, é um lugar ideal para a pesca.

História – Este belo balneário colonizado por açorianos foi considerado o porto de pesca de baleias no início do século XIX. A região próxima à Barra Velha e hoje conhecida por Armação, era o grande habitat das baleias. Lá, com suas águas calmas, os pescadores podiam caçar as baleias em segurança e assim, abastecerem de óleo Rio de Janeiro, que era a capital do Império da época.
Mas a colonização de Barra Velha se deve ao corajoso pescador português Joaquim Alves da Silva, que com a grande quantidade de óleo enviado por ele à capital, comoveu D. Pedro I, que resolveu doar-lhe um pedaço de terra hoje conhecida como Barra Velha.
O balneário foi desmembrado de Araquari em 1956.

Dados do Município

Região Turística: Caminho dos Príncipes
Área: 140.351 km (IBGE/2016)
População: 29.860 habitantes (IBGE/2019)
Latitude: 26°37’5
Longitude: 48°41’0
Altitude: 35 m
Cidades próximas: Balneário Piçarras, Luiz Alves, Araquari, São João do Itaperiú.

Caminho dos Príncipes

A região recebeu esse nome por fazer parte do dote da princesa Francisca Carolina, irmã de D. Pedro II, quando se casou com o príncipe de Joinville. A Serra do Mar e seu entorno com a Mata Atlântica, córregos e cachoeiras, o histórico município de São Francisco do SUl e as charmosas paisagens rurais encantam os visitantes. Também chama a atenção as festas conhecidas nacionalmente como a Festa das Flores e o famoso Festival de Dança de Joinville.

IDMS de Barra Velha

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Barra Velha.

Saiba Mais

Localização

Acesso pela BR 101, km 89

Rodoviária Municipal – 47 3456-3669

Aeroporto de Navegantes – 32 km
Aeroporto de Joinville – 64 km
Aeroporto de Florianópolis – 136 km
Aeroporto de Curitiba – 164 km
Fácil acesso até os aeroportos pela BR 101.